top of page

HOME | THE BEST DATE TO MARRY?

Como escolher a melhor
data para casar?

Escolher a data do casamento pode ser uma tarefa difícil. Para ajudar os noivos indecisos, vamos listar os prós e contras de cada mês e avaliar qual é o melhor mês para casar.

Janeiro 

Prós: O ano começa com os dias mais longos que a noite. Para quem quer um lindo por do sol durante a cerimônia, essa é uma boa época. As fotos e vídeos ficam lindos. É um mês pouquíssimo procurado para casamentos.

Contras: O começo do ano é a época mais quente do ano. A escolha de um salão não climatizado vai gerar desconforto. Cerimônias ao ar livre são bem arriscadas por conta das pancadas de chuva, muito comuns nesse mês.

Fevereiro

Prós: As flores tropicais estão em sua melhor fase. Dá para montar uma decoração super florida e perfumada. O horário de verão anima as pessoas e a festa parece durar mais. Cerimônias ao por do sol são arriscadas, mas maravilhosas nessa época.

Contras: Muitos convidados podem estar viajando. É preciso ter atenção para não marcar na semana do carnaval ou na que antecede.

Março
 

Prós: Em março o clima já é mais ameno e confortável. É um mês muito bom para decoração bastante florida. Para quem gosta de orquídeas, esse é o mês.

Contras: As chuvas no fim de tarde ainda assustam muitos casais. É fundamental ter um plano B para casamentos ao ar livre.

Abril

Prós: Assessores e especialistas em casamentos apontam o mês de abril como o melhor para casamentos. O clima é bem mais ameno e não costuma chover. Não é calor, nem frio.

Contras: É um mês bastante procurado para casamentos. É preciso escolher os fornecedores com antecedência. A oferta de flores já não é tão grande.

Maio

Prós: O “mês das noivas“, que era tão concorrido antigamente, é hoje apenas o sexto mês com mais casamentos. O clima continua ameno, e não temos tantas chuvas no Brasil.

Contras: As flores estão SUPER valorizadas por conta do Dia das Mães. Se não quiser pagar uma fortuna, antecipe-se.

Junho

Prós: É um mês pouco concorrido e os noivos podem barganhar descontos. O frio se aproxima e os buffets podem servir vinhos, comidas mais pesadas e massas. O traje de gala fica mais confortável e elegante no inverno (isso vale para Julho e Agosto também).

Contras: É uma boa alternativa para quem quer uma cerimônia ao ar livre. Mas é preciso lembrar que já é inverno, e os ambientes devem estar preparados para combater o frio.


Julho

Prós: Geralmente é o mês mais frio do ano. Os convidados se vestem com mais elegância. As comidas podem ser mais pesadas e saborosas. As hortênsias e copos de leite estão em alta e com preço bom.

Contras: É o mês de férias escolares. Muitas famílias viajam nessa época. É preciso convidar com antecedência seus convidados.

Agosto

Prós: É um mês com poucos casamentos. E sabe por quê? Superstição. Acredita? Dizem que quem se casa em agosto tem azar na relação. Na prática, sabe o que isso quer dizer? É hora de pechinchar.

Contras: Se você realmente acredita em superstição passe longe desse mês.

Setembro

Prós: A primavera começa em setembro. Existe um clima romântico no ar. Talvez por isso setembro seja o “novo mês das noivas”. Existe uma variedade grande de flores para a decoração.

Contras: É um mês bastante concorrido.  As datas se esgotam bem rápido. Para conseguir os fornecedores que deseja o segredo é: antecedência.

Outubro

Prós: É o auge da primavera e os lírios estão com preços bem acessíveis. O frio, definitivamente, já deu adeus e não chove tanto. Bom para casamentos ao ar livre.

Contras: Pela proximidade do mês de setembro, a concorrência por locais e fornecedores continua alta. Ou seja, poucos descontos. É bom fugir do feriado de 12 de outubro. Muitas famílias viajam nessa semana por conta da emenda com o dia dos professores.

Novembro

Prós: Esse é o mês das lavandas. Uma boa opção para quem busca toques provençais. É a última chance antes da correria de fim de ano.

Contras: Calor e chuva estão presentes nessa época. É um mês com dois feriados nacionais (dias 2 e 15) e isso pode atrapalhar a programação com fornecedores e convidados. Os preços começam a subir para quem vai fazer a lua de mel nessa época.

Dezembro

Prós: O décimo terceiro salário ajuda muito as finanças do casamento. O clima de festa está no ar e as pessoas estão mais felizes e animadas.

Contras: É um mês bastante concorrido. As datas se esgotam rápido nas duas primeiras quinzenas do mês. É alta temporada e a lua de mel sai bem mais caro do que nos meses anteriores. O calor exige cuidados maiores de climatização. É arriscado demais fazer cerimônias ao ar livre.

bottom of page